Andrew Carnegie, o Homem do Aço Americano

Retrato de Carnegie, o magnata do aço, de 1905
Retrato de Andrew Carnegie feito em 1905. Foto: Cliff via
photopin CC
Andrew Carnegie foi um dos homens mais ricos do século XIX, e também um dos homens mais ricos de todos os tempos com sua fortuna de 480 milhões de dólares - 281.2 bilhões de dólares em 2006 -, resultante da venda da Carnegie Steel Company, fabricante de ferro fundido.

O homem do aço, como também era conhecido, nasceu na Escócia, em 1835. Vindo de uma família pobre que se mudara para os Estados Unidos a procura de oportunidades, sem tempo para estudar começou a trabalhar aos 13 anos como ajudante de tecelão por 12 horas a um real por semana.
"Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes, ali jogados pelas limitações impostas a si mesmas, aceitando a pobreza e a derrota." - Andrew Carnegie.
Essa é uma das frases do magnata norte-americano, que provam a sua persistência em mudar de vida. Assim quando trabalhou em uma empresa como telegrafista, procurava sempre melhorar sua fala e sua gramática. Com toda essa determinação foi chamado aos 17 anos para trabalhar na Pennsylvania Railroad, onde aprendera muito sobre empreendedorismo com seu chefe Thomas Scott.

Aos 30 anos fundara sua própria empresa, a Carnegie Steel Company. Logo fundou a Keystone Bridge Works que construiu a primeira ponte de ferro de Ohio.

Com os conhecimentos adquiridos com Thomas Scott, Andrew Carnegie investiu pesado no processo Bessemer de fabricação de aço. Foi o primeiro processo industrial de baixo custo de produção em massa de aço a partir do ferro gusa fundido, visto que antes a tonelada do aço em barra era vendida por cerca de 60 libras. Com o novo processo, o tempo de produção de três horas foi reduzido para 30 minutos com um preço de 7 libras a tonelada, revolucionando a indústria do aço.

Com o grande sucesso da empresa, Andrew Carnegie vendeu-a para o banqueiro John Pierpont Morgan por 480 milhões de dólares (281.2 bilhões de dólares em valores atualmente). Morgan fundiu a Carnegie Steel Company com um grupo de outras empresas de aço para formar a United States Steel Corporation, primeira empresa bilionária do mundo.

Aos 83 anos, em Massachusetts, faleceu Andrew Carnegie. Durante sua vida doou mais de 350 milhões de dólares (aproximadamente 205 bilhões de dólares). O fundador da Carnegie Steel Company sempre se preocupou com o exercício da filantropia, pois acreditava que as pessoas milionárias tinham a obrigação moral de dividir a riqueza. O homem do aço começou a fazer atos filantropos em sua cidade natal Dunfermline, na Escócia. Ajudou a construir 2800 bibliotecas nos Estados Unidos, museus, salas de concerto, montou fundações, fez doações para instituições de educação, construiu o famoso Carnegie Hall e o Peace Palace. Em 1910 criou a Carnegie Endowment for International Peace, instituição sem fins lucrativos, direcionada ao entendimento diplomático das nações.


2 comentários:

  1. Lembrando que na venda da Carnegie Steel Co. para J.P. Morgan, Carnegie tornou-se o mais rico do mundo, ultrapassando Jhon. D. Rockefeller. Também é conhecido como o primeiro homem a ser picado pelo mosquito da "filantropia", doando milhões e milhões, ano após ano. Como consequências, suas receitas foram diminuindo e anos mais tarde, Jhon. D. Rockefeller (sempre na ativa com seu monopólio) volta novamente ao topo, como o mais rico do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Very great post. I simply stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your weblog posts. After all I’ll be subscribing on your feed and I am hoping you write again very soon!

    ResponderExcluir

 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.