Miyamoto Musashi, a História do Samurai Invencível

Miyamoto Musashi, o samurai invencível, aplicando os ensinamentos de sua Escola Nitô
Gravura com a demonstração de Miyamoto Musashi (Dir.) com sua técnica de luta com duas espadas. Fonte: Wikimedia Commons.
A história do lendário samurai começa em uma época de transição na história japonesa. Miyamoto Musashi, o samurai invencível, foi criador do estilo de luta com duas espadas e escritor do tratado sobre artes-marciais conhecido como Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis).

Miyamoto Musashi nasceu em 1584 no fim do xogunato Ashikaga. O samurai invencível era um verdadeiro polímata, dominante de várias áreas do conhecimento. Musashi era mestre nas virtudes militares e nas artes civis, como caligrafia, escultura em madeira, cerimônia do chá e poesia - áreas importantes durante o Japão feudal.

Menino prodígio, Musashi travara seu primeiro combate com apenas 13 anos com o espadachim Arima Kihei, quando este chegou à aldeia onde vivia o menino, e lançara seu desafio. Miyamoto Musashi aceitou, mas Kihei mandou que pedisse desculpas, considerando que fora uma brincadeira. O jovem duelista, em vez de se desculpar, atacou com seu bastão e, em pouco tempo, matava o espadachim, mostrando que fora muito bem instruído por seu pai nas artes da luta e por seu tio, um monge.

Foi assim que venceu cerca de 60 duelos, ganhando o título de "samurai invencível" e quase nunca manejando armas autênticas - preferia as de madeira. Vivendo num período de transição, em que os batalhões de guerreiros iam sendo substituídos pelas armas de fogo e os vários feudos do Japão se uniam sob um único senhor, a Era Tokugawa, Miyamoto Musashi sempre defendeu a luta objetiva, menos preocupado com a beleza do que com a eficiência dos golpes.

Sua maior proeza talvez seja a de ter criado um estilo de luta com duas espadas, chamado Niten-Ichi Ryu, onde seus discípulos e praticantes têm acesso aos katas e estratégias que o tornou imbatível pelos 60 duelos.

Em 1643, ele se retirou em uma caverna. Como eremita escreveu o então seu tratado mais conhecido, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis). Em 1645, sentindo a aproximação da morte, Miyamoto Musashi, o samurai invencível, entregou a cópia manuscrita do Livro dos Cinco Anéis a seu discípulo mais próximo. Nesse mesmo dia, Musashi escreveu o manuscrito Dokkōdō, o Caminho do Andarilho Solitário, em que descreve 21 princípios de vida. Falecera por volta do dia dezenove do quinto mês, segundo o calendário japonês da época.

A história de sua vida tornou-se uma lenda e forte inspiração aos japoneses, gerando diversos livros, filmes, séries de TV, vídeogames e mangás. Dentre os mangás, Vagabond é o de maior sucesso, vendendo mais de 22 milhões de cópias no mundo todo. A obra é baseada no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa.


4 comentários:

  1. Sei não , trabalho com um japonês , e um dia comentei sobre o musashi . Ele disse uma palavra que não conhecia e perguntei o significado rsrsrs
    Ele disse que o musashi lutava sujo e era traicoeiro ( matava pelas costas ) por isso nunca perdeu uma luta kkkk

    ResponderExcluir
  2. I really appreciate your professional approach. These are pieces of very useful information that will be of great use for me in future.

    ResponderExcluir
  3. Amazing blog and very interesting stuff you got here! I definitely learned a lot from reading through some of your earlier posts as well and decided to drop a comment on this one!

    ResponderExcluir
  4. Great article, Thanks for your great information, the content is quiet interesting. I will be waiting for your next post.

    ResponderExcluir

 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.