Alexandre, o Grande: o Maior Conquistador do Ocidente

Mosaico de Alexandre, o Grande montado em seu cavalo, Bucéfalo
Mosaico de Alexandre, o Grande montado em seu cavalo, Bucéfalo.
Fonte: Wikimedia Commons.
Alexandre III da Macedônia, mais conhecido como Alexandre, o Grande, foi filho do imperador Fellipe II. Sozinho mudou o destino da história em pouco mais de uma década, conquistando terras e criando o maior império da história.

O maior conquistador do ocidente nasceu em 356 a .C, na região de Pella na Babilônia. Tendo o filosofo Aristóteles como seu mestre durante toda sua infância, recebera influência da cultura grega. Desde seus primeiros anos de vida apresentava uma grande vocação para liderar, sendo que aos 16 anos de idade já ajudava o pai, o rei Felipe II, a governar o império macedônico. Aos 20 anos perdera o pai, vítima de assassinato, tornando-se imperador da Macedônia.


O Formação do Império de Alexandre, o Grande


Durante seu reinado, Fellipe II havia conquistado algumas cidades da Grécia, porém, foi sob o comando do filho, que este domínio se ampliou sob as cidades gregas. Até mesmo a poderosa cidade de Tebas caiu sob domínio do grande imperador. Alexandre, o Grande começa então a ampliar o império, através de conquistas e acordos diplomáticos.

Contra todas as adversidades, ele liderou seu exército para vitórias em todos os territórios persas da Ásia Menor, Síria e Egito, sem sofrer uma única derrota. Sua maior vitória foi na batalha de Gaugamela, atual norte do Iráque, em 331 a. C, quando conquistou a Pérsia de Dario III, utilizando um exército formado por cerca de 47 mil homens. Logo em seguida partiu para conquistar a Índia, depois Síria e a Fenícia. O jovem imperador da Macedônia, o líder dos gregos, senhor da Ásia Menor e faraó do Egito tornou-se o grande imperador aquemênida com 25 anos de idade.

Dando continuidade às conquistas, os macedônios dominaram a região de Gaza e o Egito. Nesta região aplicou uma conquista amigável e diplomática, pois os egípcios não resistiram com violência ao exército macedônico. Em contrapartida, Alexandre respeitou a cultura e deu liberdade de culto aos egípcios. Fundou no Egito a importante cidade de Alexandria, com a construção do monumental Farol de Alexandria.

Ao longo dos próximos oito anos, com suas habilidades como rei, líder, político, estudioso e explorador, Alexandre, o Grande liderou seu exército por mais 11 mil milhas, fundando mais de 70 cidades e criando um império que se estendia  por três continentes e abrangeu cerca de dois milhões de milhas quadradas se tornando o maior conquistador do mundo ocidental. Seu vasto império constituído por partes da Grécia, Egito, Danúbio e Punjab continha uma língua comum a todos, apesar da imensa diversidade étnica. As diferentes partes do território dominado por Alexandre também formaram uma grande rota comercial, interligando três continentes.

Império de Alexandre, o Grande. Ásia Menor, Península Balcã, Egito, Oriente Médio, Punjab, Danúbio
Império de Alexandre, o Grande destacado em vermelho. Ásia Menor, Península Balcã, Egito, Oriente Médio, Punjab, Danúbio.

Falecimento


Alexandre ficara conhecido como um gênio militar que sempre liderava por exemplo. Sua crença em sua própria indestrutibilidade, o acusara de sua irresponsabilidade com a sua própria vida e a de seus soldados. O fato de que seu exército só se recusou a segui-lo uma vez em 13 anos de um reinado durante o qual houve brigas constantes, indica a lealdade que ele inspirou.

Durante uma longa viagem para a região da Índia, alvo de sua próxima conquista, seu exército recusou a prosseguir, pois os combatentes estavam muito cansados. Voltaram para a Babilônia, planejando invadir a Arábia. Porém, segundo alguns dados históricos, contraiu uma febre e faleceu aos 33 anos de idade.

Após sua morte, os generais de Alexandre, o Grande travaram disputas, conhecidas como a Guerra dos Diádocos, para decidir quem seria o sucessorAlexandre foi responsável por divulgar a língua e a cultura grega pelas regiões conquistadas.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.