Alfred Hitchcock, o Mestre do Suspense

Alfred Hitchcock em seu personagem no filme "Os Pássaros", em 1963
Alfred Hitchcock em sua apiração no filme The Birds, de 1963.
Apesar de, até o momento, o blog apenas escrever sobre líderes políticos, ele tem como tema líderes não só  pela oratória ou poder, mas, também, por transmitir ideias valiosas para a humanidade com a capacidade de influenciar o mundo ou, simplesmente, sua área de atuação - como o cinema, neste caso.

Alfred Hitchcock iniciou sua carreira em 1919, aos 20 anos, quando trabalhava como designer de inter-títulos no estúdio da Players-Lasky, em Londres. Seu primeiro longa-metragem como diretor foi The Pleasure Garden, de 1915, filmada em Munique.

The Lodger, filmado no ano seguinte, foi marcado por ser a primeira aparição do diretor como personagem. As apirações se tornaram frequentes e eram uma atração para o publico que, muitas vezes, se interessavam mais com estes momentos do que com a própia trama. Assim, Hitchcock, em seus filmes mais recentes, normalmente surgia logo no ínicio do filme para não desviar o foco.

Em 1929, Alfred filmaria seu primeiro filme falado, Blackmail (Chantagem e Confissão), que foi o seu primeiro sucesso no Reino Unido. Este que abriria um período de vários clássicos do suspense. Sua primeira indicação ao Oscar veio com o filme Rebecca - A Mulher Inesquecível (Rebecca), que ganhou o prêmio de melhor filme em 1930. Após este, vieram outros filmes produzidos por Alfred Hicthcock - como A Dama Oculta (The Lady Vanishes), Interlúdio (Notorious), Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent) -, que foram responsáveis por inspirar uma nova geração de cineastas e revolucionar o suspense. O diretor foi indicado ao Oscar de melhor direção 5 vezes, mas nunca ganhou.
"Ator para mim é como gado!" - Alfred Hitchcock.
Alfred Hitchcock dirigiu alguns dos thrillers psicológicos mais impactantes da história do cinema e criou personagens macabros que ajudaram a definir o gênero suspense. O diretor, também, foi quem melhor definiu a diferença entre mistério e suspense. Enquanto que no primeiro ninguém sabe o que está para acontecer, no segundo apenas os personagens da trama desconhecem os acontecimentos, enquanto a platéia presente sabe o que está para acontecer. O "Mestre do Suspense", como ficou conhecido no mundo inteiro, mesmo após seu falecimento, em 29 de abril de 1980 - em Los Angeles -, teve sua obra conservada com o passar dos anos.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.