Kim Il-Sung e o Nascimento da Coreia do Norte

cartaz que retrata o rosto de Kim Il-Sung, líder norte-coreano
Pôster de Kim Il-Sung
A Coreia do Norte foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e, após a expulsão, forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os socialistas estabeleceram-se ao norte e os capitalistas ao sul. Com isso, formaram-se dois países opostos que reivindicavam o direito sobre toda a região.

A incapacidade de realizar eleições democráticas em toda a península, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados. Em 1950, com um ataque surpresa na madrugada do dia 25 de junho, inciou-se uma guerra entre as coreias pela disputa da região. Três dias depois os comunistas capturaram a capital sul-careana, Seul. Mas, a tentativa da Coreia do Norte, aliada à União Soviética e a China, de tomar o controle da Coreia do Sul, apoiada pelos EUA e o Reino Unido, acabou fracassando. A Guerra da Coreia, como é tratada pela história, resultou na permanência da divisão entre os países. Em 1953 foi assinado um armistício entre as partes norte-coreana e ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países, conhecida como Paralelo 38.

Kim Il-Sung, filho de camponeses, nasceu em 1912. Com quinze anos, foi preso por participar da Liga da Juventude Comunista Sul Manchurian. Em 1932, tornou-se líder de um grupo guerrilheiro baseado na Coreia. Por dez anos, lançou vários ataques contra os japoneses, incluindo a expulsão destes da península coreana. Fundou o Estado comunista norte-coreano em 1948 sob sua própria doutrina juche - uma versão do socialismo baseada na autossuficiência. "O Dia do Sol", como é conhecido a data de aniversário do líder Kim Il-Sung, é comemorado, no dia 15 de abril, com diversas atividades. Este é considerado o feriado mais importante do país.

O líder norte-coreano, introduziu a política de autodeterminação para contrapor a crescente influência soviética. Um regime de partido único tal qual o soviético foi implantado no país e tem sido assim até hoje. Com a ajuda da URSS, a Coreia do Norte apresentava bons índices de desenvolvimento econômico e industrial, mas a partir da crise do petróleo, em 1970, o país entrou em recessão. Hoje, a Coreia depende da ajuda de programas internacionais para receber alimentos.

Kim Il-Sung comandou a Coreia do Norte até a data de seu falecimento em 1994. Em forma de homenagem, Kim foi embalsamado assim como outros líderes comunistasSeu filho, Kim Jong-Il assumiu o comando e seguindo a linha do pai, foi um opositor à abertura econômica do país. Após a morte do filho de Il-Sung, em 2011, seu neto, Kim Jong-Un, tomou posse da liderança.

Bibliografia


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.