Evita Perón, A Mãe dos Pobres

A Mãe dos Pobres, representante da maioria argentina
Eva Duarte, conhecida como Evita Perón, a mãe dos pobres
Filha de costureira, María Eva Duarte de Perón viveu seus primeiros anos de vida em Los Toldos e, após a morte de seu pai, em Junin, província de Bueno Aires. Com uma infância pobre, Evita Perón, a Mãe dos Pobres, como ficara conhecida, almejava uma vida mais radiante como as de atrizes de novela. Assim, em 1935, aos 15 anos, partiu para Bueno Aires em busca de seu sonho - ser atriz. De porta em porta, Eva Perón foi aos teatros buscando ser admitida. E, com sua insistência, Evita conseguira se tornar atriz, sendo sua estreia nos cinemas em 1937 com o filme Segundos Afuera.
"Só me casarei com um príncipe ou um presidente" - Evita Perón na adolescência, em Los Toldos.
Eva Duarte começou a ser notada como líder política em 1944. Neste ano, conheceu Juan Domingo Perón, que no momento era vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra. Um ano depois, Juan Perón foi preso por militares chateados com seu governo, voltado para a aquisição de benefícios para os trabalhadores. Evita, então, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois se casou com Perón, que se elegeu presidente em 1946. Para criar uma relação com os pobres, Evita Perón criou a personagem Evita, preferindo ser chamada assim ao invés de senhora.
"Quando um garoto me chama de 'Evita' me sinto mãe de todos os garotos e de todos os fracos e humildes da minha terra." - María Eva Duarte de Perón.
Evita Perón ajudou a fundar e liderar o Peronismo junto com o seu marido, Juan Domingo Perón. O Movimento Justicialista, apelidado de Peronismo, para Lipset, sociólogo estadunidense, foi uma mobilização popular "fascista de esquerda". Não obstante, Juan sempre admirou Benito Mussolini, fundador e líder do Fascismo Italiano. Evita Perón foi fundamental para o movimento, conquistando o apoio da população pobre que, na maioria, eram migrantes de origem rural. Posteriormente, o movimento transformou-se em Partido Justicialista, que representava a força política da classe trabalhista argentina baseando-se no justicialismo, doutrina peronista.


Mãe dos Pobres permaneceu embalsamada até 1976, quando foi enterrada
Corpo da Mãe dos Pobres, embalsamada em 1952
Durante sua curta carreira política, de apenas 7 anos até sua morte, Evita Perón alcançou a idolatria do povo argentino, sendo considerada a Mãe dos Pobres. Evita foi, para os pobres, uma líder ideológica protegendo-os e, ao mesmo tempo, odiando os ricos e poderosos. Evita conquistou o direito de voto para as mulheres, fundou o Partido Peronista Feminino em 1946; criou a Fundação Eva Perón, organização de ajuda aos miseráveis e, naquele momento, em 1948, passa a trabalhar quase 20 horas. Com tudo isto, na visão dos pobres, Eva foi mais que uma líder política, benfeitora; foi uma líder espiritual do país, considerada uma santa.

Por causa de um câncer de útero, Evita Perón acabou falecendo em 1952, aos 33 anos. Seu corpo, assim como os de muitos líderes, foi embalsamado e ficou exposto à visitação pública. Durante o golpe de Estado que tirou Juan Domingo Perón do poder, em 1955, seu corpo fora roubado. E, apenas em 1751 o cadáver fora encontrado, enterrado em um cemitério italiano. Como uma boneca, a Mãe dos Pobres permaneceu embalsamada até 1976 quando foi enterrada por sua família.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.