Charles Dow e o Índice Dow Jones

Foto, de Charles Dow, co-fundador do Dow Jones
Retrato, modificado, de Charles Dow,
co-fundador do Dow Jones
O principal indicador dos movimentos do mercado americano, o Dow Jones, tem sua criação a partir de Charles Dow. O nome do índice é uma mescla entre os nomes de Charles Dow e Edward Jones, que fundaram o Dow Jones Industrial Average em 1896. Dow, jornalista estado-unidense, não se limitou, durante sua carreira, apenas à criação do segundo índice mais antigo do mundo.

Charles Henry Dow, nascido em 1851 numa fazenda em Connecticut, Estados Unidos, nunca recebeu treinamento formal. E, aos 21 anos, saiu de sua fazenda para entrar na história do jornalismo. O interesse em finanças, fizeram o jovem repórter aprender sobre o assunto através das várias entrevistas de capitalistas e investidores. Charles, junto com Edward Jones e Charles Bergstresser, fundaram em 1882 a Dow Jones & Company, uma editora financeira internacional, proprietária e responsável pela publicação de um dos mais importantes jornais financeiros do mundo, o The Wall Street Journal. A companhia Dow Jones também atua em outros grupos de comunicação e mídia, e é sócia de emissoras de televisão na Ásia e Europa pertencentes ao grupo NBC. Em 2007, Rupert Murdoch, líder da companhia News Corporation, adquiriu a Dow Jones & Company por 5,6 bilhões de dólares.

Em 1896, como parte de sua pesquisa sobre o movimento dos mercados, criou o índice Dow Jones Industrial Average (DJIA), também conhecido como Dow Jones. Este é o segundo índice mais antigo dos Estados Unidos e o um dos mais assistidos no mundo. Charles Dow também desenvolveu princípios para entender e analisar o comportamento dos mercados na qual posteriormente se tornou conhecida como a Teoria de Dow, que é o fundamento para a Teoria da Análise, amplamente utilizada pelos investidores financeiros.

O índice Dow Jones foi aplicado pela primeira vez em 1884. O cálculo é baseado na cotação das trinta maiores e mais importantes empresas, líderes em seus segmentos, dos Estados Unidos. O índice não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange), mas pelos editores do The Wall Street Journal. Inicialmente, Dow Jones era calculado baseando-se em onze companhias, sendo nove delas construtoras de estrada de ferro. Atualmente, o indicador conta com empresas como General Eletric, Coca-Cola e Microsoft.

A contribuição de Charles Dow não se restringe apenas ao indicador financeiro. Ele foi motivado por um desejo de abrir o mundo das finanças para o grande público todos os dias; sendo um líder, pioneiro, originando o movimento para muitas empresas de capital aberto para fornecer informação financeira completa para o público. É dado como certo agora, mas sem pessoas como Dow esmiuçando os fatos para o público, investir poderia ter permanecido exclusivamente uma atividade para os ricos e bem conectados.

Com a globalização, o índice Dow Jones pode perder a sua proeminência como o indicador mais importante. No entanto, as contribuições de Charles Henry Dow não vão ser esquecidas pelo tempo. Apesar de nunca ter sido um líder empresarial, o nome de Charles Dow estará sempre ligado ao mundo das finanças, por causa do índice (Dow Jones) que leva seu nome. Charles Henry Dow, faleceu em 1902, no Brooklyn, Nova Iorque.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.