A Vida do Mestre do Suspense, em Dois Filmes

Alfred Hitchcock mostrando a casa do
personagem Norman Bates, em Psycho
Alfred Hitchcock, o "Mestre do Suspense", tem sua vida contada e estudada até hoje. O diretor, um dos maiores cineastas de todos os tempos, que obteve sucesso com seus filmes de suspense, sempre teve um convívio conturbado com as atrizes de seus filmes e sua esposa. Alfred também sofreu com problemas de saúde durante sua vida, sendo sua morte causada por insuficiência renal. Suas obras geniais e sua vida particular são os temas de Hitchcock e The Girl, filmes lançados recentemente.

Hitchcock (2012)


Filme Psicose, de 1960, em cartaz nos cinemas
Foto: mitchumlover via photopin cc
Com tons de comédia, drama e suspense, Hitchcock (2012) mostra como um diretor conhecido e respeitado como Alfred Hitchcock (interpretado por Anthony Hopkins) conseguiu fazer de Psycho (Psicose), uma pequena produção de terror que nenhum estúdio aceitou financiar, um grande sucesso. O filme revela sua relação conturbada com a esposa Alma (interpretada por Helen Mirren), as brigas com as atrizes e lembra um pouco do processo criativo do "Mestre do Suspense", que tem cerca de 60 longas-metragens no currículo, incluindo muitos clássicos como The Birds (Os Pássaros) Janela Indiscreta e Vertigo (Um Corpo Que Cai) - eleito recentemente como o melhor filme da história.

Este filme biográfico revela os bastidores da produção de Psycho (Psicose), de 1960, considerado o maior filme de terror de todos os tempos. Mesmo no auge de sua carreira, o "Mestre do Suspense", na época, não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. Assim, Alfred Hitchcock resolveu produzir o filme por conta própria. A obra, que custou 800 mil dólares, encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez. Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma, os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Psycho (Psicose), apesar do baixo investimento, chegou a faturar 50 milhões de dólares nas bilheterias e se tornou uma referência no cinema mundial.

The Girl


Tippi Hedren no filme "The Birds", de 1963, como Melanie Daniels
Foto: thefoxling via photopin cc
Se Hitchcock (2012) tem como tema o relacionamento do diretor com sua esposa, em The Girl o foco é a obsessão de Alfred Hitchcock (interpretado por Toby Jones) por Tippi Hedren. A cinebiografia, que já concorreu a três Globos de Ouro, mostra a obsessão do cineasta pela atriz, interpretada por Sienna MillerHitchcock criou personagens aterrorizantes durante sua carreira, mas poucos deles ganharam retrato tão assustador quanto o do próprio cineasta em The Girl, filme televisivo que estreou no dia 12 de janeiro, na HBO.
"Hitchcock me colocou em uma prisão mental" - Tippi Hedren.
The Girl mostra o convívio do "Mestre do Suspense" com Tippi Hedren, protagonista de The Birds, de 1963, uma de suas obras-primas, e Marnie (Marnie - Confissão de Uma Ladra), de 1964. Hedren foi descoberta pela esposa de Hitchcock, Alma, quando trabalhava como modelo. De acordo com o biógrafo Donald Spoto, autor do livro Spellbound by Beauty: Alfred Hitchcock and His Leading Ladies (Fascinado pela Beleza) - que conta a relação entre Alfred e suas atrizes -, a paixão doentia pela atriz o levou a assediá-la verbal e fisicamente durante as filmagens.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.