David Rockefeller, o bilionário mais idoso do mundo

David Rockefeller, o bilionário mais idoso do mundo
David Rockefeller, o bilionário mais idoso do mundo.
Foto: Jacob Lageveen via Flickr
Recentemente, a revista Forbes publicou uma lista com os magnatas mais idosos. São 17 bilionários que ultrapassaram a faixa dos 90 anos. O mais ancião da lista é o norte-americano David Rockefeller, 98 anos, com uma fortuna de 2,7 bilhões de dólares. Seu avô, John D. Rockefeller, o homem mais rico de todos os tempos, fundou a Standard Oil, companhia de energia que participou da revolução industrial americana.

Após o falecmento de Walter Haefner, aos 101 anos, no ano passado, David Rockefeller assumiu o posto de bilionário mais idoso do mundo. David é um homem de negócios e filantropo que liderou a empresa Chase Manhattan Bank. O senhor David é neto de John D. Rockefeller e único filho vivo de John D. Rockefeller Jr, sendo o membro mais antigo da família Rockefeller.

O senhor bilionário nasceu em 1915, na cidade de Nova Iorque, em uma mansão de 10 andares - a maior residência privada da cidade. A mansão fora doada por seu pai, em nome e memória de sua mãe, Abby Aldrich Rockefeller, ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

David Rockefeller graduou-se na Universidade de Harvard e fez sua pós-graduação em Economia em três universidades; um ano em Harvard, um ano na London School of Economics até completá-la, em 1940, na Universidade de Chicago. De 1941 a 1942, Rockefeller atuou como assistente de diretor regional do Escritório de Serviços de Defesa, Saúde e Bem-Estar dos Estados Unidos. Em 1943, após o início da Segunda Guerra Mundial, David alistou-se no exército americano sendo promovido a capitão em 1945. David Rockefeller serviu os Estados Unidos na África do Norte e na França, trabalhando no serviço de inteligência. Por sete meses, atuou como assistente de diplomata militar na embaixada americana em Paris.

A sua carreira nos negócios ganhara destaque após ingressar em 1946 no Chase National Bank. David Rockefeller entrara na companhia quando seu tio, Winthrop Aldrich, era o presidente. E, posteriormente, tornara-se o líder da empresa em 1969 como chefe-executivo. Chase Bank foi uma instituição financeira muito importante, tendo grandes clientes corporativos como a empresa General Eletric e a gigante petrolífera ExxonMobil, empresa resultante da divisão da Standard Oil, em 1911. Atualmente o banco é conhecido como JPMorgan Chase, tendo mudado significativamente o perfil de seus clientes.

Na mesma lista realizada pela Forbes, está o brasileiro Aloysio de Andrade Faria, 92 anos, com uma fortuna de 3,8 bilhões de dólares. O brasileiro, depois de vender sua parte no Banco Real ao banco holandês ABN Amro, em 1998, por 2,1 bilhões de dólares, aposentou-se. Mesmo em seu período sabático, Aloysio fundou o Grupo Alfa, um conglomerado que inclui diversas empresas como o Banco Alfa e a rede de Hotéis Transamérica. Atualmente ele passa a maior parte do tempo em sua fazenda lendo e admirando seus cavalos de raça pura.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.